Organizando a casa: como fazer uma arquitetura econômico-financeira eficaz nas empresas

Manual para organizar a empresa a partir do financeiro. Saiba por onde começar para garantir uma estrutura e processos fundamentais para a tomada de decisões.

  • Tesouraria

    Em analogia a construção de um imóvel, pode-se considerar como se fosse o “alicerce” do departamento financeiro. Isso significa dizer que sem a Tesouraria é impossível construir o restante da arquitetura financeira.

  • Plano de Contas e DRE

    Nesta etapa, é imprescindível identificar e classificar todas as receitas e gastos da empresa num Plano de Contas. Depois, é hora de olhar para o relatório de Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), que permitirá compreender a composição de resultados do Plano de Contas. Em outras palavras, o DRE mostra se a empresa tem lucro ou prejuízo.

  • Planejamento e Acompanhamento do Orçamento Empresarial

    Se conseguiu organizar sua empresa até este ponto, é hora de dar o próximo passo e garantir a previsibilidade de resultados. Naturalmente, com a rotina em ordem, você sentirá necessidade de planejar melhor os números e, mais, garantir os resultados planejados. O Orçamento Empresarial é a ferramenta que te permitirá dar esse passo a frente.

  • Tomada de Decisões

    A fase final da arquitetura financeira está relacionada com a Tomada de Decisão. Totalmente interdependente da anterior, ou seja, dos relatórios gerenciais. Nesta fase as informações encontradas são essenciais para que o empresário possa se basear em fatos concretos da realidade dos acontecimentos e decidir os rumos futuros da organização.

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